Powered By Blogger

21 de junho de 2010

Rugby; esporte popular no mundo todo dá seus primeiros passos em Jacareí

Um esporte surgido na Inglaterra, trazido para o Brasil por Charles Miller, que tem como objetivo levar a bola debaixo do braço, chutada, lançada ou por qualquer outro meio permitido, até às traves do campo adversário, marcando um gol.
Se você pensa que estamos falando de futebol e ele mudou as regras, está enganado.
O esporte em questão é o rugby, popular no mundo todo, mas pouco difundido no Brasil.
Apesar de ter sido trazido ao país pelo criador do futebol, a única semelhança entre os dois esportes é o objetivo de fazer gols.
Só que os meios para que isso aconteça são bem diferentes. No rugby, a equipe ataca o adversário com pescoções, sopapos, cascudos e, acima de tudo, violentos agarrões -uma técnica comum do rugby é aquela na qual os jogadores vão se atirando uns sobre os outros, fazendo uma montanha humana, que tem por objetivo soterrar o adversário que está com a bola.
Apesar de lances ríspidos, o rugby não é considerado um esporte violento.
O espírito do jogo é uma doutrina para seus praticantes. Prega-se que o esporte é praticado por um grupo de trinta pessoas, que somente no momento do jogo divide-se em dois grupos de quinze. Portanto, fora do campo, não há lugar para rivalidades e atitudes antiesportivas. Prova disso é que após as partidas, os jogadores, tradicionalmente, reúnem-se no chamado “terceiro tempo” em que, com muita cerveja e alegria, cantam socializam e comentam os principais lances da partida.
Associação- Em Jacareí, foi fundada, no começo deste ano, a Associação Esportiva Jacareí Rugby, com o intuito de difundir o esporte na cidade.
Edis Alves Junior, técnico da equipe jacareiense e presidente da associação, afirmou que a AEJR tem como objetivo, além da popularização do rugby na cidade, conseguir apoio de empresas privadas, para ajudar na compra de materiais esportivos adequados, dando condições aos atletas de praticarem o esporte com segurança.
Junior informou que a AEJR conta hoje com cinqüenta sócios, basicamente formados por atletas e familiares, que pagam uma mensalidade de R$ 10, toda revertida paraopagamento da inscrição do time no Campeonato Paulista da categoria menores de 19 anos.
Além de selecionar novos jogadores, a Associação Esportiva Jacareí Rugby também está recrutando estagiários de Educação Física.
Os treinamentos acontecem toda terça e quinta, das 14h30às 16h00, no campo do Santa Maria. Os interessados, atletas e estagiários, devem procurar o treinador Edis no telefone: (12) 9785-1456.

Um comentário:

Aurelio Bulhões Pedreira de Moraes-Jornalista disse...

Parece a continuação de uma matéria que eu conheço de algum lugar..mas está boa.
Vê lá o que eu falei da Copa.