2 de agosto de 2006

O BRASIL AINDA TEM JEITO

Sempre se discute se o nosso país tem conserto,se nosso povo pode ter uma vida melhor e eu nunca tive uma opinião firme,segura e confiante.Mas agora,depois desses dias que passei no sul do país,mais precisamente Brusque-Santa Catarina,posso afirmar seguramente que SIM,com organização,planejamento e orincipalmente educação e vontade de viver bem nosso país pode sim ser muito melhor do que é hoje.
Saí de São Paulo sendo mal atendido na rodoviária por pessoas que pareciam ser forçadas a trabalhar,sem a mínima educação e jeito pra lidar com o público e cheguei a S.C. me deparando com pessoas felizes,muito educadas e com prazer em trabalhar.Sim,é um povo um pouco ressabiado(talvez por se desapontar assim como eu com pessoas que vem pra cá e despejam groseria e arrogância) mas quando são abordados com educação e respeito são solícitas,sorridentes e muito prestativas.
A cidade então..show d bola.Em meio a tanto desemprego que assola o Brasil aqui sobram vagas,você vai a uma agência e te dão uma semana pra pensar se vc quer esse ou um outro emprego melhor.Fruto de organização política.Não sei quem é o prefeito mas ele esta de parabéns.Na cidade quase não há semáforos(ou sinaleira como se chama aqui) e quando um pedestre pisa na faixa os carros param até que ele atravesse.Cachorros e outros animais,mendigos pedindo esmolas????o que é isso??? é surpreendente,não se vê um animal peranbulando pelas ruas muito menos pedintes.Brusque é muito limpa e por ser a capital das malhas só se vê pessoas bem arrumadas e muito bonitas como ja é caracteristica do sul.Ontem descobri ainda que o onibus para ir a faculdade(tanto a universidade de brusque quanto a da cidade vizinha) é cedido gratuitamente pela prefeitura.As escolas municipais infantis são muito organizadas e cedem até agasalhos para os alunos,Coisa de 1° mundo.Batendo papo com com moradores,descobri tambem que mesmo sendo frio,muitas pessoas se mudam para cá para cuidar de bronquite,pois o ar por aqui é limpo como em poucos lugares do país.E pelo que vi visitando cidades vizinhas como Itajaí e Blumenau pude perceber que todas essas vantagens não são só privilégio de Brusque,mas sim de todo litoral catarinense.
Fica aí o registro.Se aqui se vive bem,tem emprego,um povo educado e cidades limpas e bonitas,porque não podemos ter isso em todo país.Afinal, somos todos brasileiros,descendentes de europeus,africanos,orientais ou indígenas,mas todos aqui, no meio de nossos problemas, nosos defeitos e qualidades...dentro do nosso BRASIL...
Nícolas Macrina

4 comentários:

Anônimo disse...

oi nicolas macrina eu concordo plenamente com vc eu morava em sao paulo e estou morando em santa catarina tudo que vc relatou das pessoas dos lugares e as oportunidades oferecidas por santa catarina sao inacreditaveis é so estando aqui pr saber , vc esta de parabens pelo relato e o texto escrito um abraço

Aurelio disse...

Você foi pra Europa e não quer falar a verdade,hahahahaha.
É triste perceber tanta diferença entre outras regiões do Brasil e o Sul. Governos que investiram no social , mais o empreendorismo dos imigrantes alemães transformaram Santa Catarina em um Estado tão próspero.
Santa Catarina e o Nordeste como um todo parecem países diferentes.

abraços

Ana disse...

MEODEOS, você está descrevendo um país Europeu!!!
Será que Brusque é assim porque em Santa Catarina a maioria do povo é decendente de europeus?

¬¬

Giovana disse...

Oi Nicolas,
Eu morei no Paraná por 4 anos e, realmente, quanto mais a gente desce(na geografia brasileira)mais cresce a educação e a qualidade de vida, sem falar na qualidade do ensino...que, no Paraná é indiscutivelmente melhor que no estado de São Paulo por um custo muitíssimo menor.
Tanto que, o sistema de ensino Positivo, criado a mais de 10 anos no Paraná, tomou conta das escolas conceituadas de SP...
Paranaenses, Catarinenses e Riograndenses são bairristas com toda a razão.
Beijo, até o próximo post.